quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Inflação e o seu investimento

A inflação, uma pedra no sapato da economia brasileira há muitos anos, é aquele fator que faz os preços aumentem, que faz com que o nosso poder de compra diminua com o tempo. Quando ela chega a zero, nós dizemos que há uma estabilidade nos preços. No caso dela chegar a ficar negativa temos um quadro de deflação, esse nem sempre é fato bom para a economia, pois demonstra uma economia desaquecida onde as pessoas não consomem fazendo os preços caírem.
Agora ligando esse fator aos seus investimentos, a inflação interfere no valor do rendimento real que é obtido em um investimento.
Rendimento nominal é aquele líquido após o pagamento dos impostos, exceto na poupança, pois não há cobrança de IR. Esse é o que nós vemos nas lâminas de rentabilidade dos fundos, nas revistas e etc. Esse é o rendimento nominal que nós temos em um investimento.
O rendimento real é, expressando de forma simplicada como: o rendimento nominal menos a taxa de inflação no período, o resultado disso é o valor que realmente você ganhou com o seu investimento.
Em um quadro de inflação zero, o rendimento real e nominal é o mesmo. Logo em uma economia em deflação, o ganho real será maior que o nominal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário