terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Yield

Palavra muito lida nos cadernos de economia e nos primeiros dias de Janeiro principalmente. É que o Banco Central Chinês sinalizou em mais uma oportunidade, no seu mercado aberto, que deve apertar a Liquidez de Curto Prazo da economia em um ritmo mais acelerado do que o esperado, em meio aos atuais alertas sobre um suposto superaquecimento de sua economia. O Banco Popular da China elevou o Yield de seus US$ 2,9 bilhões de títulos de um ano em 8 pontos-base, para 1,8434%. A elevação surpreendeu o mercado, que aguardava uma alta menor, em torno de 4 pontos-base.
Tecnicamente, Yield é a Taxa de Retorno Anual de um investimento de capital. O mesmo que Taxa Interna de Retorno. É a Taxa de Juros (ou taxa de retorno) que faz com que o valor presente dos fluxos de caixa de um investimento seja igual ao preço ou custo do investimento. Define-se como a taxa de desconto em que o Valor Presente do fluxo de caixa futuro de um investimento se iguala ao custo do investimento. É calculada mediante um processo de tentativa e erro. Quando os valores presentes líquidos do custo e dos retornos se igualam a zero, a taxa de desconto utilizada é a TIR. Se essa taxa excede o retorno exigido – a chamada Taxa de Atratividade* – o investimento é aceitável. Pode haver mais de uma TIR para determinado conjunto de fluxos de caixa.

* Taxa de Atratividade – é a Taxa de Juros equivalente à taxa mínima que um investidor planeja receber em determinado investimento. É ainda a taxa máxima que um tomador de dinheiro aceita pagar em determinado financiamento. Na realidade, a Taxa de Atratividade é uma avaliação pessoal. Cada investidor formula seu planejamento de investimentos fixando sua taxa de atratividade. Quase sempre, ele analisa essas três variáveis: (i)- nível de risco do investimento: quanto maior o risco, maior deve ser o Prêmio de Risco; (ii)- liquidez do investimento: negócios mais líquidos necessitam de taxas menores; (iii) - custo de oportunidade: comparação da alternativa escolhida com outras alternativas existentes no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário