quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Mas afinal, o que a Bolsa tem a ver com isso?

Aplicar na Bolsa, visando à formação de patrimônio ou reservas para utilização futura, envolve normalmente um horizonte de longo prazo. Selecionar empresas com práticas socialmente responsáveis e sustentabilidade no longo prazo, é o caminho natural para os investidores com essa política de gestão. Foi baseado em tudo isso que o ISE foi criado.

Essa idéia teve início nos EUA onde de 1995 a 2007 o montante de investimento envolvido cresceu mais de 320%. Ao final de 2007, dos US$ 25,1 trilhões aplicados na indústria de Fundos, US$ 2,7 trilhões (10,76%) estavam aplicados em fundos “SRI” (Social Responsible Investment.).

Mas e o nosso Índice?
Histórico: Entidades discutiram com a BM&FBOVESPA a criação de um Índice composto somente por Ações de empresas que se destacam em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, inspirado nas experiências internacionais.
A BM&FBOVESPA decidiu que, dadas as características especiais desse Indicador, ele seria o resultado de um trabalho conjunto entre a Bolsa e um grupo de entidades, formada por representantes da BM&FBOVESPA, Associações e ONGs.

Missão do Índice.
(i) - Ser composto por empresas que se destacam em Responsabilidade Social, com Sustentabilidade no longo prazo.; (ii) - Ser um referencial do desempenho das Ações
desse tipo de empresa; (iii) - Ser percebido como tal pelo mercado (Credibilidade nesse sentido); (iv) - Ser replicável e (v) - Estimular boas práticas por parte das demais empresas.

Seleção da Carteira.
Foram encaminhados questionários às empresas pré-selecionadas, com as 150 Ações mais
líquidas. O Conselho escolheu as empresas com melhor classificação, principalmente considerando:
– relacionamento com empregados e fornecedores;
– relacionamento com a comunidade;
– governança corporativa;
– impacto ambiental de suas atividades.
A revisão da carteira é realizada anualmente.

O Perfil dos Investidores do ISE.
(a) Pragmático: São aqueles que compram Ações de empresas listadas em Índices de Sustentabilidade porque acreditam que essas cias tem mais chances de permanecerem produtivas pelas próximas décadas e que sofrerão menos passivos judiciais, com ações ambientais, trabalhista e sociais.

(b) Engajado: É aquele que, por comprometimento pessoal, decide privilegiar as empresas que atuam de forma sustentável, com respeito a valores éticos, ambientais e sociais. Ele não quer se envolver com empresas que poluem ou que tem problemas com direitos humanos. Está
disposto a pagar um valor maior pela Ação de empresas que privilegiam os três pilares de
Sustentabilidade: Econômico, Ambiental e Social.

A procura por empresas socialmente responsáveis e com sustentabilidade por parte dos investidores não é tão recente. Os primeiros Fundos de Investimento nos EUA com esse foco surgiram em meados da década de 80. No Brasil, esses Fundos foram criados há alguns anos também.

Índices Internacionais.
Os mais importantes são:
• Dow Jones Sustainability Index - DJSI (lançado em 1999) - representa o valor de um grupo de empresas consideradas sustentáveis segundo critérios financeiros, sociais e ambientais. Fazem parte do grupo 317 empresas de 27 países. Estão incluídas sete empresas brasileiras: Aracruz, Bradesco, Cemig, Itaú Unibanco, Itaúsa, Petrobrás e Redecard.
• FTSE4Good - Parceria da Bolsa de Londres e do Financial Times.

As Ações de empresas com Sustentabilidade tem mesmo desempenho diferenciado.
Vantagens para a Empresa:
(i) - As Ações de empresas com Sustentabilidade têm mesmo desempenho diferenciado.
(ii)- Reconhecida pelo mercado como empresa que atua com responsabilidade social corporativa.
(iii) - Reconhecida como empresa com Sustentabilidade no longo prazo.
(iv) - Reconhecida como empresa preocupada com o impacto ambiental das suas atividades.

O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por Ações de empresas com reconhecido comprometimento com a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade Empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

Resumindo: o ISE é um “Selo de Qualidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário