O Grau de Investimento, muito comentado em meados de abril de 2008, é uma classificação dada pelas agências classificadoras de risco (ou agência de notas de crédito ou raiting), que conforme o país se demonstrar mais sólidos quanto a fatores como reservas financeiras, dívida governamental, liberdade de imprensa, distribuição de renda, dentre outros. Essa classificação vai aumentando e garante mais segurança para os investidores, assim atraindo investimentos estrangeiros.
As agências mais conhecidas e conceituadas do mundo são a Fitch Ratings, a Moody's e a Standard & Poor's. Essas agências classificam países do mundo em dois grandes grupos, os que possuem grau especulativo (tem maiores chances de não honrar seus compromissos financeiros) e os que possuem grau de investimento (países com maiores chances de honrar seus compromissos financeiros).
Dentro de cada um desses dois grandes grupos, são atribuídas notas. Nas agências Fitch e Standard & Poor's, a nota mais baixa de todas é a nota D, que está situada, obviamente, no grupo especulativo, nesse grupo estão países onde tem grandes problemas com dívida interna, externa, miséria, políticos e etc., como exemplo podemos citar: o Líbano (nota CCC+), o Equador (B-), a Bolívia (B-), o Paraguai (B), a Jamaica (B), o Uruguai (B+), a Argentina (B+), a Venezuela (BB-), a Turquia (BB-), a Guatemala (BB), a Costa Rica (BB), o Peru (BB+) e a Colômbia (BB+).
Em seguida, em ordem crescente, as notas são C, CC, CCC-, CCC, CCC+, B-, B, B+, BB-, BB e BB+. A nota mais baixa do grau de investimento é a nota BBB-, seguida de BBB, BBB+, A-, A, A+, AA-, AA, AA+ e AAA. Na Moody's, a nota mais baixa de todas é a C, seguida de Caa, B, Ba, Baa, A, Aa e Aaa. Aqui estão os países vistos como melhores pagadores e mais confiáveis, exemplo: Brasil (BBB-), há a Índia (BBB-), a a África do Sul (BBB+), a Tailândia (BBB+), a China (A), a Itália (A+), o Chile (A+), Portugal (AA-), Hong Kong (AA), o Japão (AA), a Bélgica (AA+), os Estados Unidos (AAA), o Canadá (AAA), o Reino Unido (AAA) dentre outros países desenvolvidos.
Atingir o grau de investimento é uma condição essencial para acessar maiores quantidades de poupança externa a taxas baixas. Certos fundos de investimentos que detêm volume considerável de recursos para investir são limitados em suas aplicações em países não detentores de avaliações de risco pelas agências internacionais como grau de investimento.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Grau de Investimento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário