sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Formador de Mercado

O Formador de Mercado é aquele que se propõe a garantir a liquidez mínima e referência de preços para ativos previamente credenciados na bolsa de valores. São conhecidos como agente de liquidez, facilitador de liquidez, promotor de negócios, especialista, market maker e liquidity provider. Sem eles ficaria impossível ter um mercado justo e organizado.

O papel do Formador de Mercado pode ser feito pelas corretoras, distribuidoras de valores, bancos de investimento ou bancos múltiplos com carteira de investimentos, que, após estarem devidamente cadastradas nos órgão reguladores do mercado e certificadas, se propoem a colocar no mercado, diariamente, ofertas firmes de compra e de venda para uma quantidade de ativos predeterminada e conhecida por todos, assim dando liquidez ao mercado.

Ao registrar ofertas, o Formador de Mercado proporciona um preço de referência para a negociação do ativo. E essa é uma tarefa importante porque o Formador de Mercado tem que estar por dentro das condições da empresa, sempre se atualizando dos dados econômico-financeiros, acompanhamento do valor de seus ativos e também de perspectivas no longo prazo, fatores essenciais para o estabelecimento de um preço justo, resultado de um extenso trabalho de relacionamento e análise.

Resumindo, o objetivo de um formador de mercado é dar movimentação de negócios para ações ainda pouco negociadas. Para o investidor, o formador de mercado dá a segurança de que a qualquer instante do pregão ele tem chance de negócio. Para a empresa, é importante porque garante a liquidez das ações sem ter que, necessariamente, aumentar a quantidade de papel disponível ao público em geral.

O risco envolvido nesses operações de um formador de mercado é que, ele não tem o compromisso em elevar o número de negócios ou garantir um maior volume nas operações, ele dá uma movimentação ao papel, assim o aumento no número de negócios nessa ação e acaba sendo uma consequência, pois os investidores ficam mais atentos à esse papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário