sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Tag Along

O Tag Along acontece quando há a mudança do controle de uma Cia de capital aberto listava na Bovespa. Ele é uma ferramenta de proteção para o investidor minoritário, onde dá o direito a ele de poder vender suas ações, caso a mudança não seja do agrado dele, pelo preço de no mínimo 80% do valor pago pelo novo controlador.
A porcentagem do TAG Along varia de acordo com os níveis de Governança Corporativa da Cia.

Na Bovespa as cias podem estar listas nos seguinte niveis:

- Novo Mercado (NM): Constituído por companhias que se comprometam, voluntariamente, com a adoção de práticas de governança corporativa adicionais em relação ao que é exigido pela legislação. Essas companhias têm um contrato com a Bovespa chamado "boas práticas de governança corporativa", mais regras exigentes do que as presentes na legislação brasileira. No NM os acionistas minoritários têm as mesmas condições quando há uma mudança no controle da empresa obtidas pelos controladores (tag along), ou seja, 100% de tag along para acionistas minoritários ON (ações ordinárias, que tem direito a voto).

- Níveis Diferenciados de Governança Corporativa – Nível 1 e Nível 2: Empresas listadas nesse nivel na Bovespa, se comprometem em serem mais transparentes com os seus investidores, oferecendo informações mais enxutas, possibilitando que os seus acionistas possam acompanhar a performance da empresa. Essas companhias têm uma central de Relacionamento com Investidor, onde fica mais fácil de obter essas informações. Tanto nos niveis 1 quanto 2 o Tag Along tem que ser no minimo 80% do valor pago ao acionista controlador, também pelas ações ON.

As ações PN (ações preferencias), o Tag Along nao é obrigatório, porém algumas companhias tem essa ferramenta, em sua maioria a porcentagem é menor que para as ações ON.

Mas esse nao é um problema para os acionistas PN, que além desse, tem outras ferramentas do mercado a seu favor, que dão vantagens sob as ON, que são:

a) dividendo de, no mínimo, 3% do valor do patrimônio líquido;b) dividendo pelo menos 10% maior que o atribuído a cada ON.
b) dividendo pelo menos 10% maior que o atribuído a cada ON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário