sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Hedge

Traduzindo pra o Português, significa cobrir, defender, safar, garantir, proteger, travar.

Sim, esse é o intuito dessa ferramenta quando usada da forma correta. Quando o investidor faz um Hedge, ele está procurando se proteger do risco de variações de preços desvantajosas para seus propósitos. Empresas e Fundos de Investimentos fazem Hedge para se proteger dessas oscilações e obter negócios rentáveis. O Hedge pode ser feito com Moeda, Commodities, Juros, Índice e ações através das opções.

Exemplos:

Hedge cambial: 1. Uma empresa de exportação tem contas a pagar em Dólar numa data especifica no longo prazo, hoje ela tem dinheiro em caixa para cumprir com essa obrigação, logo ela pode fixar o preço comprando hoje parte dos dólares que serão para pagar seu fornecedor, assim se protegendo das oscilações até a data do pagamento. Independente se o dólar estiver mais barato ou mais caro no futuro, o que importa na operação não é obter lucro e sim se proteger. 2. Você, pessoa física, precisar vender seus Euros que você tem guardado, pois em uma data x você vai precisar desse dinheiro em Reais. Hoje a cotação do Euro é satisfatória e te deixa confortável quanto ao valor que você terá em Reais para pagar sua dívida. Fazendo uma operação de Hedge, você vende seus Euros hoje e se protege de daqui a 1 ano a moeda estar desvalorizada e você não ter o suficiente.

Hedge com Derivativos: Um agricultor de soja terá sua safra para daqui 8 meses. Ele pode hoje calcular seus custos e fixar o preço pela safra que lhe seja convenente. Assim ele pode fazer um Hedge já deixar vendida uma parte (pois daqui 8 meses ele tem que entregar o montante integral negociado, independente de qualquer fator que tenha acontecido, exemplo pragas, geadas, e etc) da safra a um preço fixado para daqui 8 meses quando for a época de colheita. Dessa forma ele fica tranquilo quanto às oscilações do mercado, pensando se daqui 8 meses o preço da sua safra será suficiente para cobrir ou não seus custos da produção.

O Hedge em si, tem a função de proteção e não de dar lucros. Instrumentos de Hedge podem ser usados como alavancagem financeira, assim visando obter lucro. Mas deixa de ser um hedge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário