terça-feira, 1 de setembro de 2009

A melhor hora para Comprar e Vender Ações.

Durante aproximadamente 500 anos, tudo o que estava ligado às palavras Bolsa de Valores e Ações, vinham seguido de advertência, medo e principalmente distância. Era como se cada Ação que você comprasse viesse com um selo do Ministério da Saúde.
A palavra que mais se ouvia quando se pronunciava as mesmas era: loteria, cassino, especulação, sem contar outras menos educadas. Quem investia em Ações era quase um “foragido”. Acho que a vergonha era tanta que a pessoa fazia isso em segredo para não ouvir sermão.

Depois de muito tempo, muitas gerações, muitos livros e principalmente muita “pregação no deserto”, enfim as pessoas entenderam o que era investir em Ações. Claro que o fato do “vizinho” investir e ganhar contribuiu em muito para que alguns tabus caíssem.

Eis que estamos em pleno Século 21, onde todo mundo conhece alguém que investe em Ações (e não conhece ninguém que perca dinheiro nisso, afinal a mentira faz parte das histórias) e ficar fora disso é no mínimo “burrice”. O que vimos foi uma inundação de pessoas despreparadas que se alavancaram porque, por algum instante, esqueceram que Risco e Retorno precisam andar de mãos dadas.

O fim da história todos conhecem e a consequência disso é a volta da Aversão ao Investimento e ao assunto. Os mais insistentes querem apenas saber quando a Bolsa vai voltar a subir para ele comprar; os mais machucados querem apenas saber quando ela vai bater os 70.000 pontos para poderem vender tudo.

Antes de dar a resposta, vamos a uma breve explicação...

Quando você investe em Renda Fixa, está apenas financiando a Dívida do Governo. O Governo gasta demais, não tem dinheiro e para que o país não pare, ele emite Títulos da Dívida que são remunerados pela famosa Taxa Selic. Como os Juros são Altos, interessa pra todo mundo e como interessa pra todo mundo, o Governo não sofre a menor pressão para gastar menos e fazer a coisa certa. Quando investimos em Renda Fixa, além de segurança e ótimo retorno, estamos também estimulando esse erro.

Quando uma empresa resolve investir mais, ela precisa de Dinheiro. O Custo é caro como todos sabem. Sendo assim ela resolve emitir Ações para que nós possamos financiar essa expansão e como consequência, nos tornamos Sócios da mesma. Com esse dinheiro, as empresas geram milhares de empregos e em alguns casos, milhares de coisas boas que não existiam ou não existiriam sem esses Investimentos.

Você abre mão da segurança da Renda Fixa, vira Sócio de uma empresa e contribui em muito para o desenvolvimento econômico e social de um país. Como existe um certo Risco, é saudável que não se coloque todo o Patrimônio nisso e que o prazo para retirada seja grande.

Agora as respostas...

Se você investir a quantidade certa de recursos ou resolver fazer uma poupança para custear os estudos do seu filho daqui a 10 ou 15 anos, quando é a melhor hora para comprar Ações??? A resposta é todo dia. Sempre.

E qual a melhor hora para “sair” do Mercado Acionário?? A resposta é Nunca.

O mundo pode não ter se tornado um lugar melhor, mais seguro, mais limpo e talvez ainda fique pior, mas as empresas evoluíram e mudaram muito nas últimas décadas e evidentemente vai ficar melhor. Basta olhar ao seu redor e ver quantas coisas não existiam dez anos atrás.

Imagine o que vai existir de diferente daqui a dez ou vinte anos!!??

Pra você participar de toda essa evolução e também ganhar dinheiro, o Mercado de Ações é o lugar certo, Hoje e Sempre.


Fonte: Revista Elas & Lucros - Edição: Maio/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário