Os índices Gerais de Preços registram a inflação de preços, desde matérias-primas agrícolas e industriais, até bens e serviços finais.
Apresentam-se em três versões, o IGP-DI, IGP-10 e IGPM. O que faz a distinção entre cada um deles é o período de coleta. Para a versão IGP-M são feitas três apurações mensais: duas prévias e uma de fechamento do índice. Para as outras versões é feita apenas uma apuração mensal.
Os IGPs são compostos pelos indices IPA (Índice de Preços por Atacado), o IPA (Índice de Preços ao Consumidor) e p INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), É calculado por uma média ponderada, que consiste em 60% de IPA, 30% do IPC e 10% do INCC.
Para nós, dentre esse indicadores, o que tem maior influência é o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado). Usado para balizar as correções de alguns títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários com renda pós fixadas acima de um ano. Posteriormente passou a ser o índice utilizado para a correção de contratos de aluguel e como indexador de algumas tarifas como energia elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário