segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ebitda (ou Lajida) e Margem Ebitda. O que são?

Durante a temporada de Divulgação de Resultados Corporativos Trimestrais, lemos muitas vezes as expressões “EBITDA e Margem EBITDA”.
Mas afinal, do que se tratam essas palavrinhas tão usadas?
Qual o seu significado? E suas importâncias?


EBITDA – do inglês, Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization ou ainda, LAJIDA - Lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização do diferido.

É um elemento de avaliação que mede a Geração de Caixa nas operações de uma empresa, antes que seja afetada pelos encargos financeiros e débitos contábeis. É um Instrumento de Análise de desempenho de empresas e setores empresariais, que avalia o lucro operacional antes do lançamento: (i) de despesas não-operacionais (juros e impostos); (ii) de despesas que não impactam o caixa das empresas (depreciações e amortizações).
Busca determinar o fluxo de caixa operacional baseado nos dados contábeis da empresa. Os valores encontrados são mais significantes em empresas submetidas a depreciações consideráveis, como a indústria de bens de capital, ou em casos em que a empresa possui um montante significativo de ativos intangíveis (marcas, patentes).
É um Indicador representativo em empresas de grande porte, e relativamente ineficaz em empresas pequenas, com passivo pequeno ou irrelevante. Enfim, é a capacidade que a Cia tem de gerar Caixa.
No Brasil, podemos utilizar as duas formas, alguns usam EBITDA e outros LAJIDA.

Já a MARGEM EBITDA é a Relação entre o valor de uma empresa (EV = empresarial value) e seu EBITDA. Busca determinar o valor da empresa, como se o analista fosse um comprador em potencial, porque leva em conta as exigibilidades da empresa. Pode ser utilizado especialmente nas seguintes situações: (i) - na análise de cias multinacionais, porque não leva em conta distorções causadas por cargas tributárias em diferentes países; (ii) - em operações de takeover, porque leva em conta as obrigações que o comprador deverá assumir. Valores baixos podem ser atraentes para eventuais compradores.

Em tempo, Operação de Takeover é um processo de Aquisição do Controle Societário de uma empresa por outro grupo, através da compra de Ações da empresa. Pode ser amigável (quando há acordo prévio entre as partes) ou hostil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário