quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Importância da Análise Técnica

A Análise Técnica funciona porque o mercado corresponde à soma dos desejos, medos e expectativas das pessoas. O valor de um ativo reflete o encontro entre os que acreditam que o ativo irá se valorizar (compra) versus aqueles que pensam o contrário (venda). Essas manifestações podem ser interpretadas por meio de Gráficos.
As pessoas lembram-se dos valores em que ganharam ou perderam dinheiro. Dessa maneira, começa a formação de zonas de preços difíceis de ultrapassar, são as chamadas Regiões de Suporte e Resistência. As tendências são então formadas e a Análise Técnica oferece ferramentas que possibilitam medir a força desse movimento e mesmo sua provável extensão.
Outro fator importante é a crescente popularidade da Análise Técnica. Conforme ela ganha mais adeptos, mais pessoas passam a utilizar suas teorias e a perceber, simultaneamente, padrões de compra e venda, o que acaba impulsionando o movimento de preço.
Ocorre mais ou menos como aquela antiga propaganda da Tostines. No fundo a Análise Técnica funciona porque muitos investidores a utilizam ou muitos se utilizam dessa ferramenta porque ela é, de fato, efetiva?
Não podemos esquecer ainda o dinamismo da Análise Técnica. Durante o dia surgem diversas oportunidades de negócios, pois o mercado se repete e os mesmos padrões que uma pessoa observa em um gráfico de nível diário podem aparecer diversas vezes ao longo de um único pregão (são os chamados Gráficos Intraday de 10, 30, 60 minutos etc.).
Dentro da Análise Técnica o padrão mais utilizado é o Gráfico de Candles.
Cada Candle é composto por duas partes: Corpo e Sombras.
O Corpo é a parte entre a abertura e o fechamento. Caso o fechamento tenha sido superior ao valor de abertura (um dia de alta) o corpo recebe, por exemplo, a cor branca. Se o fechamento foi inferior à abertura (um dia de queda) o corpo recebe outra cor, preto por exemplo. Em um dia de alta a abertura delimita a parte inferior do Corpo Candle e em um dia de queda o contrário.
Existe uma classe de Candles, contudo, que não possuem corpo são os chamados Doji. Um Doji é formado quando a abertura e fechamento coincidem.
As Sombras são as extensões dos preços máximos e mínimos atingidos pelo ativo no decorrer do pregão.
Através dos anos os analistas têm realizados diversos estudos sobre os Gráficos e suas formações. Dessa forma, foram identificados e classificados padrões que surgem repetidamente ao longo do tempo. A explicação para a existência de padrões está relacionada ao fato de compradores e vendedores agirem de forma repetida no decorrer do tempo (comportamento de manada). No mercado as circunstâncias estão sempre se repetindo (euforia, pânico, indecisão etc.), levando os investidores a repetirem suas decisões.

Por essas razões, desde que usada com critério e com muito estudo, a Análise Técnica é sim uma importante ferramenta para os investidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário