quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Análise Técnica

Definição
A Análise Técnica ou Análise Gráfica, de maneira resumida, se utiliza de Gráficos como principal ferramenta para determinar o melhor momento (e preço) para comprar e vender ativos.
Além do uso de gráficos, a Análise Técnica se vale também de uma série de Teorias sobre a forma e momento em que os movimentos do mercado acontecem.

Origem do Gráfico de Candles.
No século XVIII, durante o Japão feudal, a base da economia era o arroz. Muitos viviam do comércio do arroz, que se tornou a Moeda Nacional.
Os japoneses desenvolveram nessa época um método de Análise Técnica para analisar os preços de contratos futuros de arroz. Apenas na Bolsa de Valores Dojima operavam mais de 1 mil traders de arroz. Atribui-se a Munehisa Honma o maior desenvolvimento desta técnica de análise. Ele não via a necessidade de se fazer presente em Osaka, comunicava as instruções de compra e venda por mensageiros. Diz a lenda que conseguiu 100 trades consecutivos vitoriosos. Das suas teorias evoluíram as técnicas de Candlestick que hoje são utilizadas em todo o mundo.
Entretanto, esse tipo de gráfico se tornou popular mundialmente após a publicação do famoso best-seller Japanese Candlestick Charting Techniques, de autoria de Steven Nison.

Análise Técnica x Análise Fundamentalista.
São duas escolas diferentes de Análise. São elas:
· A Análise Fundamentalista procura estimar o valor intrínseco de um ativo (por meio de inúmeras variáveis como: a situação da empresa no presente e as expectativas futuras; o posicionamento da empresa no mercado; questões relacionadas à economia e perspectivas do segmento a que pertence a empresa, bem como até mesmo como a empresa é gerida). A Análise Fundamentalista costuma ser muito eficiente para se determinar quais ativos comprar/vender (o quê comprar/vender).


· Já a Análise Técnica busca estimar o valor de um ativo por meio do estudo dos dados gerados pelas transações (como preço e volume; repetição de padrões gráficos; o estudo dos componentes emocionais presentes no mercado etc.). Assim, a Análise Técnica auxilia os investidores sobre o melhor momento para se efetuar essas transações (quando comprar/vender).

No nosso entender, portanto, uma teoria não deve ser excludente da outra, mas sim complementar. Sugerimos, em outras palavras, que se faça primeiro uma Análise Fundamentalista dos papéis listados em Bolsa de Valores. Após esse primeiro estudo, teríamos um grupo dos ativos que se encontram num valor atrativo segundo a Análise Fundamentalista. Aplicaríamos então a Análise Técnica para se determinar o melhor momento para se comprar/vender esse determinado ativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário