quinta-feira, 1 de julho de 2010

Golden Share.

Conhecida como Ação Dourada.
(i) - É uma parcela do capital de uma companhia em fase de Alienação de Controle ou Privatização, que permanecerá em poder do antigo controlador, para eventual negociação futura.
(ii) -É uma quantidade de Ações que permanecem como propriedade do governo, que lhe permitem votar matérias de interesse estratégico. Nesses casos, têm poder de Veto, independentemente da quantidade de Ações em seu poder.
Foi o que aconteceu essa semana na negociação envolvendo a PT, a Telefónica e a Vivo.
O governo de Portugal fez uso das golden share (Ações com poder de veto) que possui na Portugal Telecom para bloquear a oferta feita pela Telefónica pela participação da empresa portuguesa na Vivo Participações. O governo português vetou ontem a oferta da Telefónica apesar da maioria dos acionistas da Portugal Telecom terem aprovado o negócio. Isso só foi possível devido as suas Golden Share.
O poder dado ao governo português pelas Golden Share tem causado muito polêmica e muitos apostam que agora o próximo capítulo será uma Oferta Hostil.
Mas a polêmica mais importante foi levantada pelo Comissário do Mercado Interno da União Europeia. Ele afirma que os direitos especiais proporcionados pelas golden shares vão contra o Princípio Básico da União Europeia de que os investimentos devem circular livremente através de suas fronteiras internas.
Precisaremos aguardar para conferir o desenrolar das questões que se iniciaram com o uso da Golden Share.

Nenhum comentário:

Postar um comentário