quinta-feira, 24 de junho de 2010

Câmbio Flutuante

Há alguns dias ouvimos muito falar sobre o câmbio flutuante, depois que a gigante China afirmou numa reunião do G-20 que vai flexibilizar sua moeda.

Mas o que significa um câmbio flutuante? Quais são seus ônus e bônus?

Esse regime permite que a moeda local seja determinada no mercado conforme a interação da oferta e da demanda. Se leva em consideração a posição econômica de um determinado país, variando de acordo com a economia mundial, buscando sempre a melhor maneira para manter o seu país em uma posição confortável, ou ir em busca da estabilização.

Basicamente os fatores que influenciam no câmbio flutuante é o investimento estrangeiro, as taxas de importação e exportação, inflação, juros e outros fatores economicos.

O Banco Central tem o papel de vistoriar essa flutuação, podendo intervir como comprador ou vendedor conforme haja necessidade, fazendo com que esse movimento volte a normalidade.

No caso do Brasil, quando o dólar está se desvalorizando demais, o BC entra como comprador de dólar e pagando em real, aumentando a demanda por dólar e fazendo com a moeda se aprecie. Esse movimento tem sempre que ser feito com muita cautela, pois a injeção de moeda nacional na economia pode gerar inflação, o que nao é muito bom.

A estratégia de câmbio flutuante é considerado o mais adequado para paises desenvoldidos e estáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário