sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Long & Short

Essa operação é conhecida no mercado brasileiro como Arbitragem em Ações, onde investidor procura uma neutralidade entre os papeis de acordo com a variação entre eles.

Nesse tipo de operação, não importa se a Bolsa está caindo ou subindo, o Long & Short busca a busca performance relativa entre os papéis que ele está apostando. Se o ativo Long (ponta comprada) cair 10% mas o ativo Short (ponta vendida) cair 15% a operacao gerou um lucro de 5% no diferencial dos dois papéis.

Existem alguns tipos de Long & Short:

Intrasetoriais: acontece entre duas empresas do mesmo setor, ex: Itaú vs. Bradesco


Intersetoriais: entre duas empresas que nao atuam no mesmo segmento, ex: Petrobras vs. Positivo Informática, esse tipo acontece menos, pois é preciso um vasto conhecimento da empresa e do mercado, é uma operação mais arriscada de Long & Short.


ON vs. PN: ações ordinárias e preferências da empresa, esse é um tipo mais comum, também com menor risco.

Controlada vs. Controladora: Algumas empresas listadas na bolsa são controladoras de outras empresas também listadas na mesma bolsa, sendo assim, seus resultados sao muito similares, na maioria das vezes a controlada representa quase que a totalidade dos ativos da controladora, facilitando ainda mais a operacao de arbitragem e reduzindo os riscos. Ex.: Banco Itau vs. Itau S.A..

Nenhum comentário:

Postar um comentário