terça-feira, 29 de setembro de 2009

Taxa PTAX do Banco Central.

É a Taxa Média de Venda (Compra) do Dólar Comercial ponderada em Valor, apurada pelo Banco Central no final de cada dia e que serve como referência para os negócios com Dólar. A sua Metodologia de Cálculo está definida pela Circular 3.300, de 22/11/05.

A Cotação de Venda (Compra) da PTAX divulgada pelo Banco Central às 17h30 de cada dia, é calculada com base no resultado da Taxa Média, ponderada pelos volumes negociados, das operações no Mercado Interbancário de Câmbio, com liquidação em D+2, obtida após o expurgo de uma parcela dessas operações (cujo volume não seja superior a 5% do volume negociado no dia). O Expurgo é feito para eliminar possíveis “operações outliers” – operações que tenham sido fechadas com Taxas muito discrepantes em relação à média do dia praticada pelo mercado.

Para a definição de qual volume de operações será “expurgado”, e das Taxas Limite, máxima e mínima, a serem consideradas para o expurgo, é feito um teste estatístico de simetria.

Não são consideradas as Taxas praticadas nas operações realizadas entre instituições de um mesmo conglomerado financeiro (operações intragrupo) nem aquelas cuja finalidade é o “giro financeiro”, que assim tenham sido identificadas pelo Sisbacen.

Além disso, o Banco Central pode realizar algum expurgo pontual de uma ou mais operações, caso verifique que a(s) mesma(s) enseje(m) uma “formação artificial de Preço” ou esteja(m) na contramão das práticas operacionais regulares do mercado.

Diariamente informamos o seu Valor no nosso informe diário Pré Mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário