quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Gestão Financeira Pessoal.

Assim como uma empresa, uma pessoa tem suas fontes de Receitas na forma de Salários, Dividendos, Pró-Labores, dentre outros tipos de Renda.
Mas por outro lado tem suas Despesas e todos nós sabemos que aqui a lista é bem maior do que no caso das Receitas.

A Gestão Financeira Pessoal compreende todas as atividades de Planejamento, Controle e Acompanhamento dessas Receitas e Despesas, tendo como principal Objetivo “equilibrar as Receitas e Despesas de cada um, sempre buscando manter as Receitas maiores do que as Despesas".

As Finanças Pessoais tem ainda um objetivo maior, que é auxiliar as pessoas a viabilizarem os seus “sonhos”, sejam eles quais forem.

A evolução da Gestão Financeira trouxe ferramentas e conceitos utilizados em empresas de todos os portes para o nosso cotidiano, o que, em princípio, pode assustar um pouco.

É que sabemos que a Área Financeira de uma empresa multinacional, por exemplo, emprega muitos profissionais especializados, que estudaram durante anos esse tema e agora você sozinho, sem ter se especializado nesses assuntos, terá de tratar deles.

Um modo bastante prático de dividir a Gestão Financeira Pessoal é:

Planejamento Financeiro: Fazer um plano para a sua vida financeira em busca de seus objetivos. Existem duas ferramentas – o Orçamento e o Fluxo de Caixa – que lhe ajudam na tomada de decisões de sua vida financeira e que deverão sempre lhe acompanhar. A disciplina é uma das características mais importantes para o Planejamento Financeiro, sem ela é difícil chegar a algum lugar e de fazer todo o resto funcionar.

Investimento Financeiro: Faz parte do Planejamento Financeiro, mas, por sua abrangência e importância, pode ser tratado em separado e como sendo o resultado positivo de um bom Planejamento Financeiro.

Ganhando pouco ou ganhando muito dinheiro, tendo pouco ou tendo muito dinheiro, o segredo é um só: se você gastar mais dinheiro do que você tem, você terá uma Dívida, se você gastar menos será Lucrativo.

Nunca tenha um padrão de vida além do seu limite, essa é uma das principais armadilhas que pode existir nas Finanças Pessoais, nesse caso o sonho torna-se um tremendo Pesadelo.

Como somos movidos por perspectivas e desejos para o futuro, temos sempre de ter em mente qual é o nosso próximo grande objetivo.

Com o Objetivo em mente, sua Motivação trabalhará a seu favor e ficará bem mais fácil respeitar o seu Planejamento Financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário