segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Alavancagem

A Alavancagem financeira em um fundo de investimento nada mais é do que o gestor do fundo manter uma posição maior que seu patrimônio. Isso é possível através de artifícios do mercado financeiro (derivativos). Assim, aumentando o potencial de ganho ou perdas do fundo.

Por ser uma estratégia que gera um risco ao cliente, todo fundo que usar dessa estratégia é obrigado a por uma clausula em seu termo de adesão onde fique explicito o uso desse artifício, assim deixando o cliente ciente do risco que ele está assumindo.

Na prática, esse é um artifício que pode gerar um grande prejuízo ao investidor, podendo ser até maior do que o valor investido. Mas, bons gestores usam disso com muita eficiência e responsabilidade, utilizam-se de ferramentas muito modernas de controle de risco que protegem muito bem o patrimônio do investidor, limitando bem as perdas.

Fundos com alavancagem costumam ser muito atrativos em duas situações, quando se acredita muito em um movimento do mercado e quer se aproveitar disso para tentar retornos mais atrativos (principalmente no caso das ações) ou quando se quer aproveitar a especialização da gestão e dar liberdade para que os gestores possam trabalhar em busca de uma rentabilidade mais atrativa (principalmente no caso dos multimercado); em ambos os casos, a escolha do gestor é fundamental.

Tanto os fundos de Renda Fixa, Renda Variável como Mista, podem usar a Alavancagem para maximizar seus lucros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário