segunda-feira, 10 de maio de 2010

Maio é o mês do Come Cotas.

Para quem investe em Fundos de Investimento, Maio é primeiro mês de Come Cotas, depois tem outra parcela cobrada em novembro, referente o período de junho a novembro.
Ressaltamos que essa regra só não vale para os Fundos de Renda Variável. Pois como o lucro não é garantido, a cobrança do imposto é feito no resgate sob o valor do lucro no período.
E sabe por que tem esse nome? Qual é a origem do nome "Come Cotas"?
É que a tributação não depende de você resgatar o dinheiro (o recolhimento é feito na fonte), e o imposto é pago em cotas, diminuindo se do total delas. Você paga o Imposto de Renda devido em cotas, que o próprio Fundo faz o desconto.
Vale lembrar que quando fazemos aplicação em um Fundo, estamos comprando "cotas" desse Fundo, que tem seu valor apurado diariamente.
Já o Patrimônio de um Fundo é a soma de todas as cotas de todos os investidores e o valor da cota resulta da divisão do total do dinheiro que o Fundo tem (patrimônio) pelo número de cotas.
E o sistema do Come Cotas nada mais é do que a incidência do Imposto de Renda, que ocorre duas vezes ao ano, sempre no último dia útil dos meses de Maio e Novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário