O que é um Clube de Investimentos em Ações?
Condomínio constituído por pessoas físicas para aplicação de recursos comuns em Títulos e Valores Mobiliários, dentro de regras específicas estabelecidas pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários e pela Bolsa de Valores. Ainda que seja uma Pessoa Jurídica, aparece nas estatísticas da Bolsa como negócio de Pessoas Físicas. Essa é a “definição técnica”.
Traduzindo, é uma modalidade de aplicação financeira criada para um grupo de pessoas (muitas vezes amigos e amigos dos amigos) com objetivos comuns, que deseja investir seu dinheiro em Ações. É destinado apenas às pessoas físicas. Cada Clube de Investimentos admite um número mínimo de 3 e máximo de 150 investidores, sendo que um investidor individualmente pode ter, no máximo, 40% das quotas do clube.
O Clube de Investimentos deve ter pelo menos 51% de sua carteira em Ações e é uma alternativa atrativa entre o Fundo de Investimentos e a carteira própria de Ações, quando falamos em aprendizado. Qualquer pessoa pode abrir seu próprio Clube de Investimentos.
Os custos de abertura e manutenção de um Clube de Investimentos são repassados automaticamente aos Cotistas. São garantidos por uma instituição custodiante de títulos.
Os Clubes de Investimentos nasceram como objetivo da Bolsa de Valores em difundir a cultura do Mercado de Ações para os indivíduos, especialmente como opção de poupança a longo prazo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário